Enactus 25 anos – Inspirando os líderes do futuro.

Marqueterie cria estratégia de comunicação integrada para comemorar os 25 anos da Enactus no Brasil

Desafio

A Enactus é uma instituição global que reúne estudantes universitários, líderes executivos de grandes empresas e acadêmicos para o desenvolvimento de projetos empreendedores de impacto social, econômico e ambiental. A Marqueterie teve o desafio de ajudar a Enactus Brasil a engajar ainda mais esses públicos e ampliar o awareness sobre a organização para além de sua rede.

Universitários no ENEB - Evento Nacional Enactus Brasil.

Estratégia

Em 2023, a Enactus Brasil completou 25 anos. A Marqueterie partiu dessa data comemorativa para criar uma estratégia de comunicação integrada que ampliasse a mensagem da Enactus.
A agência colocou o Encontro Nacional Enactus Brasil 2023 (ENEB), evento anual da comunidade, como ponto central da estratégia, por meio do tema “Enactus Brasil: 25 anos em ação”, e criou uma identidade visual para refletir a energia dos ‘Enactors’, com cores vibrantes, representando as ODS da ONU e a energia pulsante da Enactus Brasil.

A comunicação visual gerou um enxoval de templates digitais, cenários do ENEB, brindes e muito mais, e foi abraçado por toda a rede, impulsionando o engajamento e alcançando novos públicos. O ENEB aconteceu em junho, em São Paulo, e foi envolvido por uma atmosfera vibrante, emoldurado pela nova comunicação.

Para ampliar o conhecimento sobre a Enactus, a Marqueterie inovou lançando o Prêmio Marqueterie de Comunicação. A agência contou com a força dos Enactors ao desafiar os times a divulgar conteúdos ligados ao tema ENEB “25 Anos em Ação” em mídias sociais, realizar eventos e esforços locais de imprensa, com aparições em jornais, TV, blogs, rádio, redes proprietárias das universidades e outros meios.

Lambe-lambe com a nova identidade visual que reflete a energia dos ‘Enactors’.

Resultados

A estratégia integrada, a nova comunicação visual e o Prêmio Marqueterie tiveram resultados notáveis. Foram mais de 114 menções de marca na imprensa, gerando R$890.142,66 em centimetragem e alcançando 4.373.938 pessoas. No LinkedIn da Enactus Brasil, os conteúdos tiveram aumento de mais de 142% em visualizações únicas, mais de 74% em visualizações totais, mais de 697% na média de interações por post, mais de 92% na base de seguidores e mais de 127% nos compartilhamentos.

O Instagram da organização teve crescimento de mais de 83% na base de seguidores e aumento de mais de 182% nas impressões.

O enxoval de comunicação criado para o ENEB e os conteúdos publicados nas redes Enactus Brasil foram compartilhados por 47,3% dos parceiros da organização.

O Prêmio Marqueterie de Comunicação teve 38 times estudantis inscritos, de todas as regiões do Brasil, de 14 estados brasileiros.

A celebração dos 25 anos da Enactus Brasil foi uma história de sucesso, unindo pessoas em prol de um mundo melhor. Juntos, demonstramos como uma comunicação visual inovadora, ações criativas e colaboração podem fortalecer e ampliar uma rede dedicada ao impacto positivo.

Vencedores do Prêmio Marqueterie de Comunicação.