Uma jornada de comunicação 360º como estratégia de internacionalização.

Case Portobello America 2023

Desafio

Portobello Grupo, empresa de capital aberto, é líder em inovação e design, sendo uma das principais companhias de revestimentos no Brasil e uma protagonista global no setor. O processo de internacionalização da companhia, fundada em 1979 na cidade de Tijucas, SC, teve início nos anos 90, com o mercado norte-americano como uma das prioridades. Após uma década de estudos, a empresa deu um dos passos mais importantes para se tornar cada vez mais global: iniciou a construção da primeira fábrica da Portobello America em Baxter, Tennessee.

 

Vista aérea Portobello America - Crédito Divulgação

Estratégia

Em outubro de 2023, ocorreu a inauguração desta fábrica, a primeira do Grupo fora do Brasil. Para comunicar este marco, o time de Comunicação Corporativa liderou um planejamento de comunicação 360º, abrangendo os públicos internos – colaboradores, conselho administrativo e investidores – e externos – governos, organizações, associações, imprensa, clientes e parceiros.

Portobello America

Resultados

A comunicação começou em julho com o público interno e, em agosto, iniciou-se a divulgação na mídia, que repercutiu amplamente os passos globais do Grupo, foram mais de 60 matérias. A cobertura foi coroada com a participação in loco no evento de inauguração da fábrica, pelo Brazil Journal, uma das principais mídias de negócios do país. E por se falar em evento, em 2 dias foram recebidas mais de 350 pessoas, entre convidados brasileiros e norte-americanos, ao clima no Tennessee para conferirem de perto a fábrica da Portobello América, que abrange uma área de 90 mil metros quadrados